terça-feira, 11 de maio de 2010

O tamanho de uma formiguinha.

À Lorena Emanuelle.


Eu, soletrando versos inexistentes de "Equalize". Ela, corrigindo-os como quem não quer nada.
Eis uma informação importante: essa formiga tem alguma coisa de cigarra, e de preguiça.
Pode ser que tenhamos estado juntos antes, mas a lembrança mais forte é a daquela tarde alaranjada. Tarde que abriu portas que nunca se fecharão.
Não sei exatamente o que ela sifnificava pra mim naqueles tempos, mas o que quer que fosse, era de uma intensidade assombrosa - meio bossa nova e rock' roll.
Perdi a conta das vezes em que ela foi meu apoio, meu sobretudo, meu porto seguro ou reta de chegada. Aquelas noites de ventania onde era a casa dela o meu refúgio, onde era com ela que eu tecia meus mais ínfimos pesadelos e sonhos.
E sonhávamos muito, até virar temporal.
Eu era lans - com s - unicamente pra ela.
Mas esse senhor supremo chamado tempo, quis porque quis passar e trazer com ele pedras que eram grandes demais pra minha pequena formiga carregar.
Acontece que por motivos infantis e quase cruéis eu a magoei e a fiz chorar, e chorei.
E chorei por lembrar que era ela o meu alicerce, uma formiga tão pequena que conseguia carregar cem vezes o que eu carregaria na vida toda. Eu era pesado demais, escuro demais.
E desabei.
Segui meu destino como quem perde um rubi ou diamente. Eu tinha perdido uma coisa preciosa demais, uma amiga valiosa demais.
E o destino me rodopiou entre rimas de Marcelo Camelo e euforias a la The Cure, e me recochoteou como por armadilha, justamente ali, onde eu sempre deveria ter estado.

Hoje eu sei o quão importante essa formiguinha é pra mim e a falta tamanha que ela me faz.
Sei que nunca vou esquecer as manhãs, os passeios com cara de pique-nique de colégio, o sorvete de limão que a gente tomava no fim da tarde, as palavras que ela me mandou quando eu parti.
Nunca vou esquecer a minha pequena formiga.
Que por mais simplória que pareça por definição, representa pra mim uma das mais grandiosas pessoas que já conheci, uma das pessoas que mais me ensinou a ser eu.
Minha pequena grande formiga.
Eu te amo.

Nenhum comentário: