terça-feira, 4 de maio de 2010

Flicts - Uma conversa com Ziraldo

Chega a ser impressionante a maneira que a vida usa para nos pregar peças, daquelas de deixar os céticos boquiabertos...
Um dia eu li um livro. E naquele momento era só mais um livro.
Se chamava flicts.
E só hoje eu percebi que flicts e eu temos mais em comum do que se poderia imaginar.
Apesar disso, essas semelhanças são quase subentendidas, com um não-sei-o-quê que chega a incomodar de tão presente e , ao mesmo tempo, tão sutil.
Talvez seja a solidão que tanto caracteriza flicts e que também me é bastante peculiar, mesmo em meio à multidões. Essa auto-rejeição sem motivos aparentes e esse imperialismo negado.
Ou quem sabe a eterna busca de flicts pela chegada a lugar qualquer , aflição em realizar um grande feito ou, no mínimo, os pequenos sonhos.
Flicts conseguiu, um dia.

Flicts sempre foi cor de flicts. Nunca ousou outras matizes.
Eu já tive o brilho do amarelo e a calma do verde-água. Já apresentei tons pastéis, quis ser nood, quase opaco. Já estive roxo rebelde e até preto-e-branco, mas no fundo nunca fui nenhuma dessas cores todas, nunca fui arco-íris.
Flicts clamou, quase suplicou para aparecer em quaisquer bandeiras, brasões ou simples faixas atiradas n'alguma calçada suja de tinta. Tudo em vão.
Eu, pelo contrário, sempre quis passar despercebido, mesmo teimando em me fazer aparecer. Sempre pareci vermelho vivo ou azul imperativo.
Flicts era feio, frágil e aflito. Também tenho um pouco de tudo isso.
Um menino sonhador, um homem de olhos amendoados e mãos gélidas.
A forma incomum de flicts era seu exterior. O que me torna ímpar é o conteúdo.
Flicts via uma saída no alto, no distante; eu também.
Vento e areia.
Flicts me leu perfeitamente.
E eu, lendo flicts, descobri uma coisa surpreendente e desconcertante.
Descobri que no mundo há alguma coisa - além da lua - que é cor de flicts, ao contrário do que disse Ziraldo.
Descobri que, assim como a lua...
Eu também sou flicts.


11 comentários:

Anônimo disse...

"Se referindo a 'flicts' no começo e meio como um desencontro, no final 'flicts' acaba sendo a cor da lua. A mais bela e inspiradora de todas. Isso serve de reflexão pra muitos que não descobriram o seu valor."

O que tenho a te dizer é que esse texto é um exemplo de superação... você conseguiu se superar na tua criatividade e expressão...
Até hoje esse está sendo o meu texto favorito aqui no teu blog.
Parabéns amigo!
Te amo ♥

Barney Gumble disse...

Te juro cara, não entendi lhufas...É um livro do Ziraldo?? Não conheço, mas fiquei curioso. VOu procurar. Abs.

@taymb_ disse...

Literalmente, ótimo blog :D

@Fabio_Batel disse...

Noooossa eu lembro desse livro, era aquele q tinha um arco-íris desenhado na capa né?

Mas é verdade o q vc disse, na época q eu li tb não passava de uma história infantil. Mas como disse, fala mais do q isso.

Gostei do Blog, parabéns ^^

To-TV-endo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Caara, que livro foda. '-' Eu acho que até tenho aqui em casa... Quando der eu irei fazer um resenha pro meu blog.

@ProjetoKraft

thay disse...

aaah muito bom, hihi

Raphael Souza disse...

Seu blog ta nota 1000000
Continue assim...seu blog ta de parabéns...
Abraçoe se puder,da uma passada no meu...
http://raphaelsouzza.blogspot.com/
Estou te seguindo =D

Macaco Pipi disse...

ahhh
q maravilha
eu gostava

Publicidade de Salto disse...

Sou super fã de Ziraldo então nem posso falar muito, vai parecer suspeito.
ótimo texto, ótimo blog.

http://publicidadesaltoalto.blogspot.com/

Sweet Lovely disse...

Ola
No meu blog tem um selinho pra vc
Bjs